segunda-feira, 22 de maio de 2017

Quais são as coroas celestiais que os crentes podem receber no Céu?

Pergunta: "Quais são as coroas celestiais que os crentes podem receber no Céu?"

Resposta: 
Há cinco coroas celestiais mencionadas no Novo Testamento que serão concedidas aos crentes. Elas são a coroa incorruptível, a coroa de regozijo, a coroa da justiça, a coroa da glória e a coroa da vida. A palavra grega traduzida como "coroa" é stephanos (a fonte para o nome de Estêvão, o mártir) e significa "um emblema da realeza, um prêmio nos jogos públicos ou um símbolo de honra em geral." As coroas foram usadas durante os jogos da Grécia antiga; uma coroa ou grinalda de folhas foi colocada na cabeça de um vencedor como uma recompensa por ganhar uma competição atlética. Esta homenagem atlética é usada figurativamente no Novo Testamento das recompensas do céu que Deus promete àqueles que são fiéis. I Coríntios 9:24-25 melhor define como estas coroas são concedidas.

1) A Coroa Incorruptível - (1 Coríntios 9:24-25) "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível." Todas as coisas nesta terra estão sujeitas à decadência e perecerão. Jesus nos exorta a não guardar nossos tesouros na terra: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam" (Mateus 6:19). Isso é análogo ao que Paulo disse sobre a coroa de folhas do atleta que logo murchava e se desfazia. Não é assim a coroa celestial; a resistência fiel ganha uma recompensa celestial que é "uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros" (1 Pedro 1:3-5).

2) A Coroa de Regozijo - (1 Tessalonicenses 2:19) "Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?" O apóstolo Paulo nos diz em Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" devido à bênção abundante que o nosso Deus gracioso derramou sobre nós. Como cristãos, temos mais motivo de regozijo do que qualquer outra pessoa. Lucas diz-nos que há regozijo agora mesmo no céu (Lucas 15:7). A coroa de regozijo será a nossa recompensa onde Deus "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apocalipse 21:4).

3) A Coroa da Justiça - (2 Timóteo 4:8) "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." Herdamos essa coroa através da justiça de Cristo; sem a justiça de Cristo, esta coroa não pode ser obtida. Porque ela é possuída em justiça, e não adquirida pela força e engano como coroas terrenas às vezes são, é uma coroa eterna, prometida a todos os que amam ao Senhor e aguardam o Seu retorno. Através de aguentar o desânimo, a perseguição, o sofrimento ou até mesmo a morte, sabemos com certeza que a nossa recompensa é com Cristo na eternidade (Filipenses 3:20). Esta coroa não é para aqueles que dependem da sua própria auto-justiça. Tal atitude gera apenas arrogância e orgulho, e não um desejo de estar com o Senhor.

4) A Coroa da Glória - (1 Pedro 5:4). "Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." Esta palavra glória é bem interessante e se refere à própria natureza e atos de Deus, sendo relacionada também com o Seu grande esplendor e brilho. Lembre-se de Êstevão, o qual, ao ser apedrejado até a morte, foi capaz de olhar para o céu e ver a glória de Deus (Atos 7:55-56). Esta palavra também significa que o louvor e a honra que damos a Deus Lhe pertencem por causa de quem Ele é (Isaías 42:8; 48:11, Gálatas 1:5). Os crentes são incrivelmente abençoados por entrarem no reino, receberem a coroa da glória e a própria semelhança de Cristo. Como Paulo disse: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós" (Romanos 8:18).

5) A Coroa da Vida - (Apocalipse 2:10) "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Esta coroa é para todos os crentes, mas é especial principalmente para aqueles que suportam sofrimentos, que corajosamente enfrentam a perseguição por causa de Jesus, até mesmo ao ponto da morte. Nas Escrituras, a palavra vida é muitas vezes usada para mostrar um relacionamento que está bem com Deus. Jesus disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10) . Assim como ar, comida e água são vitais para a vida física, Jesus é vital para a vida espiritual. Ele é o Único que fornece a "água viva". Ele é o "pão da vida" (João 4:10; 6:35). Nossas vidas terrenas vão acabar, mas temos a promessa incrível para todos aqueles que vêm a Deus através de Jesus: "E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna" ( 1 João 2:25).

Tiago diz que esta coroa da vida é para todos aqueles que amam a Deus (Tiago 1:12). A questão então é como vamos demonstrar o nosso amor a Deus? O apóstolo João responde: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos" (1 João 5:3). Como Seus filhos, devemos guardar os seus mandamentos, obedecendo-Lhe fielmente. Então, ao suportarmos as inevitáveis provações, dores, sofrimentos e tribulações - contanto que vivamos - podemos sempre seguir em frente, sempre "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus" (Hebreus 12:2) e receber a coroa da vida que nos espera.

Nenhum comentário: