segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O jugo da mocidade.

"É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.

Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele."
Lamentações 3:27-28

Juventude: época inesquecível para muitos. Tempo de novas descobertas. Hormônios à flor da pele.

Entretanto, ao jovem cristão, digo sem medo de errar: que período difícil e tentador! Assim como há diferença entre adultos cristãos e incrédulos, assim acontece aos jovens.

Pela falta de experiência, pelos hormônios e por outros jovens ao redor somos passivos a agir de forma errada em várias áreas de nossa vida. Digo "nós" porque tenho 19 anos e sei da luta que enfrento nesta etapa de minha vida. Somos tentados em vários lugares, como escolas, faculdades e nos ambientes de trabalho, lugares onde muitas crenças e ideias contrárias à Palavra de Deus nos cerca.

"Jugo" em sentido figurado (que aparece nos versículos acima) representa submissão, sujeição. Existe um jugo para o jovem que serve a Deus, o qual não se aplica ao jovem incrédulo. Nós desde cedo aprendemos que o homem caído precisa ir sendo crucificado, e o novo aparecer dia após dia.

A sujeição consiste em se render à Lei de Deus. Não para adquirir a salvação, mas para viver de forma que agrade a Deus. E ser submisso a Deus significa para o jovem muitas vezes abrir mão de certos desejos, os quais são fortes. Muito fortes.

Particularmente creio que Jeremias se referiu principalmente ao ato de se manter pureza sexual. A versão acima é NVI, mas a Almeida traz: "Assente-se solitário e fique em silêncio", em vez se "leve-o sozinho...". Sabemos que a queda da humanidade atingiu muito forte a sexualidade.

Olho para os jovens ao redor e o que mais vejo é impureza sexual, embriaguez, atos de "ficar" (sem compromisso sério algum). E o jovem de Deus precisa se abster de tudo isso. Não é fácil. Mas é a Palavra de Deus, portanto não há desculpas.

Não obstante, observe a expressão "é bom", que inicia o versículo. Significa que mesmo em toda a dificuldade, Deus se agrada do jovem que leva seu jugo. E isso nos serve de consolo. E também nos proporciona bênçãos de Deus:

"...a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.
1 Timóteo 4:8

Lembrando que no Novo Testamento a palavra "piedade" significa devoção a Deus.

Por essa razão, venho estimular aos jovens que lerão esta pequena e rápida postagem, bem como tento me incentivar também. Porque como um jovem sei do que digito aqui. Podemos carregar um jugo, mas temos a promessa de Deus da nossa vida presente e por fim da vida que há de vir, a eterna. Você e eu caímos e levantamos, mas mesmo assim o Senhor deseja que suportemos o jugo da mocidade e sigamos sem olhar para atrás.

Espero edificar a muitos com este texto. Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: