sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O paralítico do tanque de Betesda

/uploads/posts/O paralítico do tanque de Betesda
Leia esta passagem:
"Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: 'Você quer ser curado?' Disse o paralítico: 'Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim'. Então Jesus lhe disse: 'Levante-se! Pegue a sua maca e ande'. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado'" (João 5:1-9).
Essa é, com certeza, uma das mais emocionantes e conhecidas passagens do Livro de João. Além disso, essa história traz um aprendizado muito grande sobre os milagres de Jesus em nossas vidas. Ela nos mostra que a solução de nossos problemas também depende de nós. Vejamos:

1) Esteja no lugar certo

Uma coisa é fato: para que certas coisas aconteçam em nossas vidas, precisamos estar no lugar certo. O paralítico dessa passagem poderia estar em sua casa, numa rua pedindo esmolas, na porta do tempo clamando pela misericórdia das pessoas... Contudo, ele estava ao lado do tanque, esperando pelo seu milagre.
Agora, traga essa situação para a sua realidade. Quantas vezes você orou e esperou por uma resposta de Deus, mas ficou acomodado no sofá de sua casa e não foi ao lugar onde você poderia receber os milagres? Se você realmente deseja algo sobrenatural da parte de Jesus, você precisa, mesmo com todas as dificuldades, sair da zona de conforto e ir ao encontro da bênção.

2) Espere o tempo certo

Outro aprendizado que temos da história do paralítico de Betesda é que não basta apenas estarmos no lugar certo; devemos esperar pelo tempo certo. A Bíblia relata que aquele homem esperou 38 anos por aquele milagre! Eu nem cheguei aos 38 anos de idade e já perdi as contas de quantas vezes fiquei triste, desanimado e ansioso porque algo pareceu demorar para acontecer na minha vida!
É provável que você já tenha ido algumas vezes ao lugar certo em busca do seu milagre, mas, por não ter recebido nada, acabou desistindo. Mas Jesus, através dessa história, está dizendo que está na hora de você voltar; renovar sua esperança e esperar com fé, pois o Senhor, no tempo certo, vai agir em sua vida!

3) Conte com a pessoa certa

Em terceiro lugar, é preciso entender que, embora estejamos no lugar certo e aguardando pacientemente o tempo de Deus, não será qualquer pessoa que irá nos ajudar a alcançar esse milagre. Por isso, devemos falar com a pessoa certa para que as coisas aconteçam.
Enquanto esperava no lugar certo, o paralítico via várias pessoas conhecidas passarem por ele todos os dias. Acredito que ele pensava: "agora o meu problema vai ser resolvido, pois essa pessoa me conhece e vai me ajudar!". No entanto, ninguém o levou até o tanque e isso o deixou completamente frustrado. Isso nos mostra que, às vezes, nossas melhores surpresas vêm de pessoas que nem conhecemos, enquanto que, dos conhecidos temos as maiores decepções.
Pode ser que você já saiba disso, mas não custa nada reforçar: não conte seu problema para qualquer um! Ainda que alguém tenha a boa intenção de te ajudar, poucos podem, de fato, fazer algo por você. Então, evite se decepcionar contando seus problemas e dificuldades para todo mundo, como se qualquer pessoa pudesse resolver a sua situação. Pense comigo: se seu problema pudesse ser solucionado por qualquer um, você mesmo já teria resolvido, não é mesmo?

Conclusão

Diante dessas três lições da história do paralítico do tanque de Betesda, podemos concluir que Deus, no Seu tempo, irá realizar o milagre que tanto precisamos. No entanto, para que isso aconteça não podemos perder a fé, ser acomodados e, nem colocar a nossa confiança no ser humano.

Nenhum comentário: