segunda-feira, 12 de março de 2018

JESUS VOLTARÁ POR SEUS VERDADEIROS CRENTES – 1 Tessalonicenses 4:13-17 e 1 Coríntios 15:50-54

Vamos ver duas passagens bíblicas muito importantes hoje, que lidam com o que acontece depois que morremos e quando o Senhor vem para aqueles que o aceitaram como seu Salvador. Portanto, para compreender isso melhor, precisamos estar familiarizados com essas passagens das Escrituras e entender o que elas dizem. 
“Irmãos, queremos que vocês saibam o que acontece com os que já dormem. Assim não vão se entristecer como aqueles que não têm qualquer esperança.14 Pois se nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou, podemos estar certos de que Deus vai trazer de volta, junto com Jesus, aqueles que em Jesus dormem. 15 O que agora vamos lhes dizer foi o Senhor que nos disse: Nós, os que estivermos vivos quando o Senhor vier, de maneira nenhuma iremos nos encontrar com Ele antes daqueles que já morreram. 16 Pois, quando for dada a ordem pela voz do arcanjo, e quando a trombeta de Deus ressoar, o próprio Senhor descerá dos céus. E então, aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois disso, nós, os que estivermos vivos naquele tempo, seremos levados juntamente com eles entre as nuvens, a fim de nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim nós estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:13-17). 
1 Coríntios 15:50-54 também descreve os crentes que ressuscitarão e os seus corpos glorificados – “Agora digo-lhes isto, irmãos: O corpo material de carne e sangue não pode ter parte no reino de Deus. Nem o que é mortal pode ter a imortalidade. 51 Mas ouçam, eu vou contar um segredo para vocês: Nem todos nós morreremos, mas todos seremos transformados. 52 Seremos transformados num segundo, num abrir e fechar de olhos, quando a última trombeta tocar. A trombeta tocará, os mortos ressuscitarão para a imortalidade e nós, que ainda estamos vivos, seremos transformados. 53 Pois é necessário que este corpo que é mortal vista-se com o que é imortal, e que o corpo que morre vista-se com o que não morre. 54 E quando este corpo que é mortal vestir-se com o que é imortal, e o corpo que morre vestir-se com o que não morre, então se cumprirá o que as Escrituras dizem:“A morte é devorada pela vitória. 
Para os crentes em Jesus Cristo, a Bíblia nos diz que após a morte, suas almas / espíritos são levados para o céu, porque seus pecados foram perdoados. Paulo nos diz que quando um crente morre, ele está “ausente do corpo e presente com o Senhor” (2 Coríntios 5:6-8, Filipenses 1:23). Isso só é possível para aqueles que aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador e O fizeram Senhor de sua vida. Paulo explica que, à medida que o corpo físico permanece no túmulo “dormindo” (v.15-16), suas almas / espíritos irão estar com Cristo imediatamente após a morte. 
Na ressurreição dos crentes, para aqueles que adormeceram, seu corpo físico é ressuscitado, glorificado e depois se reúne com a alma / espírito que já estava em casa com o Senhor. Este espírito reunido e glorificado do corpo-alma será a posse dos crentes para a eternidade no novo céu e na nova terra (Apocalipse 21-22). E aqueles que estão vivos naquele momento e são arrebatados sem ter testemunhado a morte serão instantaneamente mudados de perecíveis para imperecíveis e sempre estarão com o Senhor. 
Quando Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram crendo Nele ressuscitam para que possam ser levados ao céu para estar com o Senhor. Aqueles que morreram antes desse tempo (são chamados de “aqueles que dormem”) serão reunidos e levados para o céu com o Senhor. Aqueles que estão vivos e permanecem referem-se a cristãos vivos no momento em que Jesus vem para Sua Igreja, eles são os cristãos que vivem nesta terra e experimentarão a vinda do Senhor para os Seus. 
E então, o que acontece para os que não recebem ou rejeitam Jesus Cristo como Salvador? Semelhante ao destino dos crentes, as almas / espíritos dos incrédulos também devem ser enviadas imediatamente para um lugar temporário, esperando sua ressurreição final, julgamento e sentença para seu destino eterno. Em Lucas 16:22-23, Jesus descreve um homem rico sendo atormentado imediatamente após a morte. E Apocalipse 20:11-15 descreve que os incrédulos que estão mortos serão ressuscitados, julgados no Grande Trono Branco, e então serão lançados no lago de fogo para toda eternidade. Os incrédulos, então, não são enviados para o lago de fogo, imediatamente após a morte, mas sim estão em um campo temporário de julgamento e condenação. No entanto, mesmo que os incrédulos não sejam imediatamente enviados para o lago de fogo, seu destino imediato após a morte não é agradável. O homem rico gritou: “Estou em agonia neste fogo” (Lucas 16:24). 
Como vemos, depois da morte, uma pessoa reside em um céu ou inferno “temporário”, até que nosso Senhor Jesus Cristo faça todas as coisas novas (Apocalipse 21: 5). Depois de estar neste reino temporário, na ressurreição final, o destino eterno de uma pessoa não mudará. A “localização” precisa desse destino eterno é o que muda. Os crentes terão finalmente acesso ao novo céu e à nova terra (Apocalipse 21:1); enquanto os incrédulos serão, no final, enviados para o lago de fogo (Apocalipse 20:11-15). Estes são os destinos finais e eternos de todas as pessoas – baseados inteiramente em se sim ou não confiaram em Jesus Cristo somente para a salvação (Mateus 25:46; João 3:36). 
Jesus disse: “Digo a verdade a vocês: Quem ouve o que eu digo e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será julgado; ele já passou da morte para a vida…. porque está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a sua voz e sairão dos túmulos. Aqueles que fizeram o bem, vão ressuscitar para a vida eterna. Mas aqueles que fizeram o mal, vão ressuscitar para ser condenados” (João 5:24, 28-29). 
Nosso Senhor nos advertiu ao longo de Seu ministério para ter: “cuidado com os falsos profetas! Eles se aproximam de vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens” (Mateus 7:15). 
A razão pela qual estamos abordando estas declarações de Cristo é que existe uma visão popular em muitos cultos e seus seguidores de que há esperança para aqueles que não aceitaram Cristo nesta vida. Eles ensinam sobre uma ‘segunda chance’ após a morte – como pagar por seus pecados no purgatório e serem aperfeiçoados antes de chegar ao céu; que é uma mentira do próprio Satanás, ou talvez pela reencarnação, outra mentira do pai da mentira. 
Muitos falsos profetas também ensinam que existem muitos caminhos ao céu, enquanto Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai se não for por mim” (João 14:6). Outra resposta é encontrada em Hebreus 9:27, que declara que “o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. Assim, como aprendemos, não há suporte bíblico para a noção de ‘segunda chance’ depois de morrer. A única oportunidade que você terá para estar com Deus é a oportunidade que Deus oferece agora mesmo enquanto você ainda respira; porque uma vez que você está morto seu destino já foi resolvido para a eternidade. 
Lembremo-nos das palavras reconfortantes que Jesus assegurou aos Seus discípulos antes de ir para a cruz: “Na casa do meu Pai há muitas moradas, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também” (João 14:2-3). 
Se você conhece Jesus, não tem nada a temer quando a morte toca à sua porta. A morte vem para todos nós – virá para você e para mim um desses dias. Você conhece Jesus? Se assim for, então você não precisa viver com medo. 
A morte não é o fim da estrada, é apenas o começo. Para o crente, a morte é a porta ao céu. Para o incrédulo, é uma passagem para um sofrimento horrível e para sempre. 
Lembre-se que o que acontece quando você morre depende do que acontece antes de morrer. Portanto, certifique-se de estar pronto, para que, quando chegar a hora, você não ficará surpreso com o que acontece depois. Depende de você. Deus te oferece a escolha. Deus te convida vir a Ele. É a sua decisão. 
Estamos orando para que você aceite o dom gratuito da salvação que Jesus oferece, antes de que seja tarde demais.

Nenhum comentário: